Na verdade, estamos caminhando, juntos, em sentidos opostos.
O ser humano se opõe a si próprio, EM SUA ORIGEM DIVINA.
Há uma luta travada dentro de cada um.
Na medida em que seguimos uma direção, não possuímos a certeza de estarmos agindo corretamente.
É uma sensação de elo perdido. Neste desencontro, não chegamos a conclusão alguma.
O que procuramos?
Este confronto e de disparate de ideias, vamos de um lado a outro, perdidos dentro do cosmos humano.
Já não há mais, como no passado, uma meta clara de luta, em uníssono, sem o “unidos venceremos”.
Paramos com as revoluções. Assistimos a tudo calados. Pasmos. Parece que os inimigos do passado, comum a todos, desapareceram.
Por onde andam os nossos Ruis Barbosas? Nossos Tiradentes? Nossas Diretas já?
Por acaso acabaram nossos problemas?
Ou a dispersão nos destruiu?
E, se dispersos estamos, como teríamos então um ideal comum a todos?
Essa separação de pensamentos, então nos diminuiu? A união já não faz mais a força?
Calamo-nos, cegos das mesmices nas artes humanas. Sem pessimismo, em todas elas.
Especializamos tanto as profissões, que acabamos por gerar seres com um só foco de visão e pensamento.
Acabaram-se os Michelangelo? Que iam da matemática as ciencias das mais diversas...numa só mente, num só homem, imagem e semelhança do Criador?
Cuidamos, no momento, infelizmente, para que nossas gerações futuras sejam antagônicas em suas lutas conjuntas.Explico...
Eu digo, você diz, todos dizemos:
__Eu só entendo disso. Você, só daquilo. Usamos menos que 5% da massa encefálica, pois Einstein disse 10% em sua época, mas em relação a ele mesmo. Inteligentíssimo.
A decadência humana, criando mentes primárias e únicas, está estampada nas capas das revistas, nos cinemas, na Tv.
Por exemplo: o jovem será médico especialista em algo inédito, e só...mais nada!
Ele não sabe mais nada de nada...só aquilo para que foi pré determinado. Deixou de ser médico, o coitado virou especialista...coisa de americano.
A especialização, em qualquer área humana, está destruindo nossos pensadores. A cognição de ideias, ou seja, a troca de informações entre as diferentes áreas cerebrais, estão paralisadas.
Piorou: os médicos generalistas, que sabem muito mais amplamente Medicina, ganham menos do que os especialistas, com status social imbecil mais elevado, e que sabem muito menos da arte de Hipócrates de Cós... e assim por diante, eu digo, em todas as profissões. TODAS.
Sabe-se pouco, ganha-se mais. E a tendência é de piora. Não estou falando das mentes como
as dos grandes Pensadores de nossa história. Estou me dirigindo ao cidadão comum, que luta por um curso” técnico” para trabalhar na empresa que emprega somente as mentes únicas.
Esse modelo de desenvolvimento especializado faz do homem uma máquina
paranoide
que o leva ao não desenvolvimento completo de suas faculdades mentais. Raciocina só sobre o que deve fazer. O número de patentes registradas(descobertas) caíram vertiginosamente. Ninguém mais tem amplitude de raciocínio, o tal do pensamento abstrato...
E aí começam os problemas de ordem psíquica e emocional, tema desta crônica.
Atenção: Se você usa somente 5% de sua massa encefálica diuturnamente, e deixa 95% de seu cérebro sem uso, é claro que aquela área menor ficará sobrecarregada da função que você mesmo ,por imposição da vida moderna e errática, impôs a ela.
Os neurônios, daquela pequena área, estarão com suas funções sobrecarregadas em excesso absurdo, levando-os à fadiga mental em questão de alguns anos, é óbvio.Como dizia Raul Seixas.
Os neurotransmissores cerebrais, são substâncias responsáveis pelo funcionamento cerebral, ou seja, pela transmissão de dados entre um neurônio e outro, de todos os nossos pensamentos relativos as funções daquela área específica.
Imagine um círculo(representando nosso cérebro), e imagine somente 5% deste círculo sendo usado por você. Com a evolução da Medicina, o mapeamento cerebral colorido, de suas funções, nós podemos observar que existem áreas para tudo que é tipo de pensamento no cérebro humano.Desde uma área específica para cuidar de seus filhos, ou do seu cachorro de sua casa(coisas simples assim), até áreas responsáveis pelo seu trabalho diário. São milhares destas áreas existentes.
Existem mais de 50 neurotransmissores conhecidos, mas somente 10 bem estudados.
Aqui, entre os mais importantes, vou citar, por economia, somente os mais utilizados pelo cérebro humano, como a serotonina, o Gaba, a Noradrenalina e a Dopamina. Pois bem, são estes os neurotransmissores mais importantes que os seus neurônios usam, para que você raciocine sobre determinado assunto, em uma área pré determinada de seu cérebro. Você só interliga estas áreas com as outras áreas de seu cérebro se você as desenvolveu antes, com outros ofícios.
E aqui é que mora o perigo: Quanto mais você utiliza uma área cerebral específica, sem interligá-la com outras áreas cerebrais,mais você “gasta” esses neurotransmissores, reduzindo sua produção e recaptação, pelo seu uso excessivo, daquela área cerebral primária. Com o mapeamento colorido cerebral, nós conseguimos visualizar, a área “gasta”em excesso, por assim dizer.
Com a falta dessas substâncias, os 4 neurotransmissores mais importantes que citei, seu cérebro começa a falhar naquela área pré determinada. Isso leva a exaustão de seus circuitos cerebrais, sobre determinado assunto , em questão: sua especialização.
Os profissionais mais atingidos, na verdade, somos todos nós ! Do físico ao dentista, do pastor ao político, e assim por diante.
Se você só pensa sobre um determinado assunto o dia todo(sua profissão especializada como exemplo), você estará exposto ao DESGASTE natural, DAQUELA ÁREA UTILIZADA; aquela área de sua especialização, pois como disse acima, essa praga de só estudar um assunto nos dias atuais, está acabando com nosso cérebro, que não consegue repor esses neurotransmissores a contento, de tanto que você os utiliza diariamente. Enquanto isso, outras áreas cerebrais, não utilizadas por você, ficam em desuso, por falta de desenvolvimento das mesmas, pois você não as utilizando, elas ficam paradas, intactas, aguardando serem utilizadas, quem sabe um dia, por você. Ficam cheias de “teias de aranha”pela falta de uso. Pobre de nós.
Como exemplo, a título de ilustração, vou citar a classe dos PROFESSORES, mas isso que vou dizer serve para todas profissões, principalmente aquelas que cuidam de outros seres humanos, as mais expostas a SÍNDROME DE BURN-OUT.
Você dá aula de quê? De matemática? De Biologia?, não importa. Você só desenvolveu uma área cerebral para lidar com essa escolha. Nenhuma outra área cerebral foi desenvolvida. Você foi absorvido pela “modernidade”estúpida, que limitou a criação divina, de um homem ou de uma mulher por completos.
__Você toca violão? não! Piano? não! Faz um esporte inédito? Não! Faz teatro? Não, e assim por diante. O cérebro humano foi capacitado para milhares de funções, mas você, não por culpa sua, mas pelo modelo imposto pelo dinheiro (raiz de todos os males).
Retornando ao nosso exemplo, o pobre Professor, vítima desta Síndrome de Fadiga Crônica, cansaço crônico, se desfaz em déficit de saúde. Sua vida piora dia a dia, pensamento após pensamento, pois eles fatalmente se repetem dezenas de vezes, anos a foi, para ensinar uma tropa de alunos mau educados pelo sistema: O MERCADO FINANCEIRO!
Com a falta de produção desses neurotransmissores a contento para suprir a demanda cerebral, específica daquela área, os nossos mestres entram num círculo vicioso de queda de suas funções em geral, e caem num desânimo (Burn-out=em inglês,significa queima total de sua capacidade cognitiva, stress emocional importante, perda de sua capacidade de raciocínio e lógica, queima total de suas energias e forças, etc...). Envelhecem precocemente e abrem a porta para as doenças degenerativas fatais.
Depressão em Medicina, significa, DIMINUIÇÃO, ou seja, queda da produção e recaptação dos neurotransmissores cerebrais, trazendo ao paciente, sintomas por nós, inclusive os leigos, bem conhecidos. A Síndrome de Burn-out leva ao quadro Depressivo e este ao Transtorno bipolar e por aí vai,sendo mais de 68 sintomas descritos pela Medicina. Até o suicídio...vejam nos países desenvolvidos...até os serial Killers. Incapacita o ser humano, pois este, só faz uso de uma área cerebral e não de dezenas, como antigamente.
A Depressão será sim a Primeira doença no mundo em 20 anos, mas tudo isso em virtude do modelo que escolhemos para sobrevivermos em um mundo tomado pelas especializações(causa de todos os males mentais). A Síndrome de Burn-out, rara na década de 70, é a causa principal de afastamento do trabalho dos profissionais especializados. A Sociedade, com o perdão da palavra, “emburreceu”e “embruteceu”!
Precisamos diversificar esse Universo que é a mente humana. Uma tarefa só, para uma máquina tão bem projetada por Deus, é no mínimo, de uma estupidez inaceitável. Crescem os cursos de “especializações e de técnicos no País”, como a Praga deste século.
O Tratamento, óbvio, é o caminho contrário do que descrevi acima. Devemos mudar este modelo Capitalista imediatamente. Devemos Socializar o ser humano o mais rápido possível, desde a infância, pois estamos produzindo robôs e não seres humanos capacitados amplamente para serem felizes.
A Terapia ocupacional, tão desvalorizada, inserindo na vida das pessoas, novos horizontes de aprendizado, para que novas áreas cerebrais se desenvolvam do” zero”, e associado ao repouso da área cerebral anteriormente comprometida, são métodos terapêuticos eficazes para a Síndrome de Burn-out.
Medicações antidepressivas e ansiolíticas, prescritas por profissional capacitado, se tornam apenas coadjuvantes nesse processo, para recaptarem os neurotransmissores em queda.
Essa história de “tá nervoso?”, “ Vai pescar”, colocam em repouso, por um breve período, a área cerebral afetada e ajudam em 10% somente no tratamento. O mais importante é “FAZER ALGO INÉDITO”!!
Exemplos simples:__Você é especialista em quê? Não importa!
__Você sabe nadar? Não? Então aprenda.
__Você já praticou Judô? Não? Então faça isso.
São exemplos simples do que você poderá fazer para sair de sua rotina diária especializada e “burra”.
Dê uma chance a você mesmo e preste atenção: Se você anda estressado ou angustiado, não é porque o seu casamento vai mal...Seu casamento vai mal em virtude da rotina cerebral a que você impôs ao seu cérebro e assim por diante. Todos possuímos graus variáveis de Burn-out.
Vá aprender a jogar xadrez...no início parece impossível que você aprenda, mas com o tempo você vai aprender sim, e gostar. Descanse a área cerebral “doente”e “velha”que você carrega. Desvie a a sua atenção para outras atividades, sejam quais elas forem. Engane seu cérebro.O Homem e a mulher, nasceram com um cérebro fabuloso para o aprendizado de qualquer coisa. Não se limite a sua faixa de especialização, pois isso será seu insucesso e, por vezes, sua doença e sua morte.
Nós continuamos crianças lembra? Brincávamos de tudo e fazíamos de tudo, pois a curiosidade era nata. Pois é, crianças já apresentam Burn-out, por conta de pais que só querem ver seu filho bom em determinado assunto. Erram, sem saber.
Continuamos crianças sim, mas o que muda mesmo, são os preços dos brinquedos e o custo emocional em adquiri-los. No passado uma bola de futebol ou uma boneca. Agora queremos casas enormes e carrões. O capitalismo selvagem te leva a especialização obrigatória pelas Fábricas, e esta, ao seu infortúnio. Mesmo os “bem sucedidos” deste modelo , não desenvolvem grau de felicidade compatíveis com seu “sucesso”. Vemos todos os dias pessoas que morrem disso ou daquilo, mesmo com toda a “fama” acumulada. São vítimas do sistema.
Um conselho: Tire sempre férias e esteja sempre aprendendo algo inédito em sua vida. A Inteligência Espiritual é a única saída para seus anseios. Alimente-se da Palavra de Deus, e mude sua Neurolinguística (tema aqui já tratado) imediatamente.Reaprenda a ser feliz, pois se trata de um processo contínuo. Faça outra pós, jogue tênis, vá para os Andes, vá mais ao cinema, assista o seu time jogar, beba menos, faça Jiu-jitsu, troque o caminho que o leva ao trabalho, mude sempre!
* Faça seu cérebro trabalhar em amplo espectro e você evitará ser vítima de Burn-out, que já atinge quase 5 bilhões de pessoas. Não seja mais um.
CRISTO VIVE!
By Dr. Auro Éder Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário