Recentemente, recebi um texto sobre vendas, de autoria desconhecida e muito interessante para nosso desenvolvimento profissional, e resolvi adaptá-lo.
A maior dificuldade de qualquer vendedor é conseguir suportar a pressão dos compradores que querem um preço mais baixo.
Parece que nossos concorrentes sempre possuem um produto melhor e uma entrega mais rápida, ou, quando os produtos são parecidos, invariavelmente o nosso preço é o mais alto.
Essa paranoia só existe na cabeça dos vendedores e é resultado da ação de compradores experientes e preparados para extrair o máximo de descontos e concessões possíveis.
Você não consegue vender valor, em vez de preço?
Consegue manter a margem de lucros e, com isso, viabilizar a continuidade de sua empresa?
Como conciliar isso?
Você deve desenvolver e conhecer bem o que vende, além de aprender a enfrentar essa situação e conseguir contratos lucrativos.
Para isso, desenvolva técnicas para:
•Montar o tripé do valor – empresa, produto e você: o cliente está disposto a pagar mais se estiver convencido do valor (conjunto de custos-benefícios).
•Provar que sua solução vale mais do que as dos concorrentes.
•Convencer que custo é diferente de valor.
•Influenciar e persuadir qualquer tipo de cliente.
•Contornar as objeções, principalmente as que envolvem preços.
•Suportar a pressão e o estresse.
•Enfrentar concorrentes desleais.
•Saber defender a marca, criar valor e evitar descontos.
Tome essa decisão agora e transforme-se no campeão de vendas da sua equipe.
A saúde financeira de qualquer empresa depende de vendedores que saibam vender valor, e não o menor preço, não é mesmo?
Essa decisão é sempre pessoal: se você quer, você aprende. Se aprende, se desenvolve. Se desenvolve, se exercita. Se exercita, transforma-se em um campeão de vendas.
Gerson Luiz Garcia de Lima
Twitter: @gersonlgarcia e @gedpremier
PARA PENSAR
“Planejar é decidir de antemão qual, e como será a sua vitória”
(Rhandy di Stefano)