terça-feira, 5 de junho de 2012

Sorriso Forçado - AssiZ de Andrade


"Eu me identifiquei mto com esse poema do Assiz e 
resolvi compartilhá-lo....
CRR."


Feliz é a Paloma, que desaprendeu a sofrer. Perdeu a capacidade de se deixar abalar por mágoas ou se abater por infortúnios; não se rende aos desamores, nem vê propósito nas incertezas. Paloma tem o dom de transformar a dor em motivação antes mesmo que o mal estar recaia sobre si. Ela é um tipo de ser humano raro, que pode ter alcançado uma forma de evolução psicológica. Sua natureza fora moldada artificial e conscientemente, por si mesma. Sem qualquer medo de estranhamentos alheios ou íntimos revertérios, desenvolvia uma estranha imunidade contra as tristezas conforme distorcia suas características mais genuínas – através do cultivo constante e implacável de altas doses de cinismo. Feito uma droga benigna, pouco a pouco a falta de equilíbrio e a instabilidade emocional típicas da alma feminina foram dissolvidos pela artificialidade fria da alegria estável, do bem estar constante, da adequação indiferente a qualquer espécie de hostilidade, dos outros ou do ambiente. E a partir do costume em viver sob uma máscara, acabou por entender que aquela era sua nova face: uma mulher bem resolvida consigo, agradável aos outros, feliz diante de tudo e indiferente às mazelas do mundo.

Um indivíduo atraente, e frio. Constante, e desconfiável. Feliz, e imperturbável. Uma existência digna de invejas e temores. Alvo das paixões que jamais se tornam amores. Uma mulher cheia de colegas, mas livre das amizades. Cujas realizações nunca penetram a intimidade intocável, guardada a sete chaves, do mundo real. Paloma não admite sofrer de véspera, menos ainda de posteridade. Sua desconfiança fora contornada pela superficialidade crônica com a qual pauta qualquer forma de relação ou envolvimento. Mas nem por isso é imune às intensas alegrias. Ela apenas filtra o que lhe faz sentir bem e dispensa o que lhe é mau antes que os sentimentos sejam invocados pelas sensações(...)





2 comentários:

  1. Oi Roberta!
    É claro que não me importo em ver meus escritos sendo compartilhados. Desde que a fonte seja respeitada, acho mto legal.

    Adorei esse teu espaço. É bastante intimista e estiloso. Agradeço pela sua visita e o seu comentário na minha página.
    Será sempre bem-vinda por lá.

    Tenha uma ótima semana,
    Abraços!!

    @twitta_rma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza meu querido...Espero que tenha observado, todos os poemas tem seus links e autores devidamente a mostra. Não sou dada a palavras cheias de luz como vocês poetas que tem a alma perfumada.
      Por isso eu compartilho todas as palavras que me alegram e faço questão de colocar o nome de cada um. Já os considero parte de minha vida...Algumas das palavras que aqui postei, me fizeram olhar o mundo sob um prisma diferente e com isso amadurecer minhas opiniões e hábitos....
      Seja bem vindo ao meu espaço, amei ver que vc está me seguindo. Obrigada.
      É uma grande honra tê-lo aqui.....
      Bjokas doces...
      Betha

      Excluir