quarta-feira, 7 de março de 2012

ARTIGO DA SEMANA - Como vender valor e não preço

Recentemente, recebi um texto sobre vendas, de autoria desconhecida e muito interessante para nosso desenvolvimento profissional, e resolvi adaptá-lo. 
A maior dificuldade de qualquer vendedor é conseguir suportar a pressão dos compradores que querem um preço mais baixo. 
Parece que nossos concorrentes sempre possuem um produto melhor e uma entrega mais rápida, ou, quando os produtos são parecidos, invariavelmente o nosso preço é o mais alto. 
Essa paranoia só existe na cabeça dos vendedores e é resultado da ação de compradores experientes e preparados para extrair o máximo de descontos e concessões possíveis. 
Você não consegue vender valor, em vez de preço? 
Consegue manter a margem de lucros e, com isso, viabilizar a continuidade de sua empresa? 
Como conciliar isso? 
Você deve desenvolver e conhecer bem o que vende, além de aprender a enfrentar essa situação e conseguir contratos lucrativos. 
Para isso, desenvolva técnicas para: 

•Montar o tripé do valor – empresa, produto e você: o cliente está disposto a pagar mais se estiver convencido do valor (conjunto de custos-benefícios).

•Provar que sua solução vale mais do que as dos concorrentes. 

•Convencer que custo é diferente de valor. 

•Influenciar e persuadir qualquer tipo de cliente. 

•Contornar as objeções, principalmente as que envolvem preços. 

•Suportar a pressão e o estresse. 

•Enfrentar concorrentes desleais. 

•Saber defender a marca, criar valor e evitar descontos. 

Tome essa decisão agora e transforme-se no campeão de vendas da sua equipe. 
A saúde financeira de qualquer empresa depende de vendedores que saibam vender valor, e não o menor preço, não é mesmo? 
Essa decisão é sempre pessoal: se você quer, você aprende. Se aprende, se desenvolve. Se desenvolve, se exercita. Se exercita, transforma-se em um campeão de vendas.

Gerson Luiz Garcia de Lima 
Twitter: @gersonlgarcia e @gedpremier 
 

PARA PENSAR

 “Planejar é decidir de antemão qual, e como será a sua vitória”
(Rhandy di Stefano)


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