quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


¸.•´¯`•.¸..•..

O QUE NÃO É ESPIRITISMO

 ¸.•´¯`•.¸..•..
Todos aqueles que acreditam na existência de Espíritos são espiritualistas. Nem todos os espiritualistas são Espíritas.
Não há nenhum ritual antes ou durante os trabalhos, a não ser uma prece evocando a proteção de Jesus e dos Bons Espíritos, Seus Mensageiros.

O Espiritismo não utiliza instrumentos musicais para persuadir o público ou evocar Espíritos.
O Espiritismo não utiliza roupas especiais para os dias de reuniões ou mesmo no dia-a-dia dos seus adeptos. Não faz uso de chás, banhos de ervas, plantas, alimentos, etc. Enfeites, amuletos, colares, etc., não têm fundamento para o Espírita.
Na Doutrina Espírita não existe "pai, mãe, filho ou filha de santo".

Ajoelhar-se frente a algo ou alguém, beijar a mão ou louvar os responsáveis pela Casa, benzer-se, sentar-se no chão ou ficar levantando e sentando durante as reuniões, proferir determinadas palavras (mantras) para "evocar" os Espíritos, não são procedimentos Espíritas.

Nas sedes dos Centros Espíritas não são encontradas estátuas de "santos", "amuletos de sorte", figuras que "afastam ou atraem maus Espíritos", incensos, velas e tudo o mais que seja material e que teoricamente serviria de ligação com o mundo espiritual.
O Espiritismo é contrário a qualquer tipo de sacrifício animal.
Um Centro Espírita não diz "você é médium, precisa trabalhar!".
Em um Centro Espírita não há misticismo. O Espírita não é místico.

O Centro Espírita não promete a cura para quem o procura. A Doutrina Espírita afirma que a cura de uma influência espiritual ou doença física, depende de uma série de fatores, principalmente, a modificação moral do enfermo. Os Centros Espíritas existem para curar Almas e não corpos.

Locais em que os passes são aplicados com movimentos bruscos, utilizando objetos, baforadas de cigarro ou charuto, estalando-se os dedos, repetindo mantras e cânticos, tocando várias partes do corpo do receptor, não são Centros Espíritas.
Não existe Centro Espírita "mesa branca". A cor de um tecido ou de uma mesa, não contribui para a melhoria moral daqueles que colaboram na Casa Espírita ou que a frequentam.
Não há altares em um Centro Espírita.

"Apometria", "cromoterapia", "regressão a vidas passadas", "reuniões mediúnicas abertas ao público", não são Atividades Espíritas.

Não existe Centro Espírita "Kardecista". Um Centro Espírita é uma instituição que procura cumprir os Postulados da Doutrina Espírita. Não existem portanto, subdivisões ou variedades de Casas Espíritas.

O Centro Espírita não cobra por nenhuma orientação ou ajuda espiritual de seus freqüentadores. "Dái de graça o que de graça recebestes", ensinou Jesus. Qualquer doação deve ser espontânea, um recibo fornecido ao doador, e o valor doado deverá constar no balanço mensal da Casa. As principais Atividades de um Centro Espírita, são suas Reuniões de Estudo.
A Doutrina Espírita respeita todos os segmentos religiosos.



Mais alguma dúvida? Estude profundamente as Obras Básicas da Codificação Espírita.



 ¸.•´¯`•.¸..•..
Compartilhe e recomende esta página:
 ¸.•´¯`•.¸..•..





Nenhum comentário:

Postar um comentário